segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Espantando os Urubus do Altar

 

Texto: Gênesis 15:1-11

 

Tema: ESPANTANDO OS URUBUS DO ALTAR

 

 

Introdução: Já havia se passado um bom tempo desde o chamado de Abraão no capítulo 12. Ele já tinha ido ao Egito, já se separara de Ló, já se envolvera em uma guerra, já havia se encontrado com Melquisedeque. E nada de herdeiro! Como dele sairia uma grande nação? Abraão estava passando pelo teste de toda promessa: o tempo. Como qualquer um de nós, ele às vezes duvidou, às vezes reclamou, às vezes tomou decisões erradas. Mas Deus aparecia de vez em quando para relembrá-lo das promessas e animá-lo. Deus trabalhou na vida de Abraão por quase uma centena de anos. Esse texto é mais uma das aparições de Deus a Abraão. As instruções foram simples: olhe para o céu (vs. 4) e ofereça sacrifícios na terra (vs. 8). Quando ele oferece sacrifício a Deus, aves de rapina vêm sobre os cadáveres dos animais sacrificados com o intuito de se apropriar das ofertas, mas Abraão as enxotava, não permitindo que bagunçassem o sacrifício a Deus.

 

Argumentação: É assim com nossas vidas também. Temos uma promessa, mas Deus precisa trabalhar em nossas vidas antes que alcancemos o seu cumprimento. Precisamos caminhar neste mundo sempre olhando para o céu e oferecendo ao Senhor sacrifícios de louvor. E o inimigo sempre tentará atrapalhar.

 

O ALTAR DE DEUS É A NOSSA VIDA – Romanos 12:1 – O sacrifício que oferecemos hoje nãé mais como antigamente, pois o cordeiro de Deus já foi imolado de uma vez por todas (Hebreus 7:22, 25-27). Hoje o sacrifício é vivo, pois sacrificamos nossa própria vida no altar de Deus. O perigo da oferta viva é que ela pode tentar escapulir do altar. E o inimigo fará de tudo para que isto aconteça.

 

O INIMIGO SEMPRE TENTARÁ PROFANAR O ALTAR DE DEUS – Daniel 5:1-6 – O inimigo tem um prazer sádico de profanar o altar de Deus. Sempre foi assim. No velho testamento, quando se consagravam objetos ao Senhor, sempre que podiam os inimigos profanavam esses objetos. Hoje em dia, na dispensação da graça, o inimigo tem o mesmo prazer em profanar os vasos sagrados do templo, que são os crentes.

 

É NOSSA RESPONSABILIDADE EXPULSÁ-LO – I Pedro 5:8, 9 - Apesar de Deus interferir quando Ele quer, como no caso de Belsazar, a regra geral é que é nossa responsabilidade impedir o inimigo de bagunçar o altar de Deus, que é nossa vida espiritual. Precisamos fechar as portas de entrada de demônios em nossa vida:

 

a) A FALTA DE PERDÖ II Coríntios 2:10,11 – É preciso perdoar para que o inimigo não alcance vantagem sobre nós.

 

b) A IMORALIDADE – I Coríntios 5:1-5 – O imoral que dormia com a própria madrasta foi entregue a Satanás. Note-se que ele era um crente e que havia ainda esperança de arrependimento.

 

c) A COBIÇ– Lucas 22:3-6 – Judas Iscariotes era um dos doze escolhidos por Jesus, mas deixou que o amor ao dinheiro abrisse a porta de entrada para Satanás.

 

d) A MENTIRA – Atos 5:1-5; João 8:44 – Ananias e Safira eram membros da Igreja de Atos, no entanto a cobiça fez com que mentiram ao Espírito Santo e morreram por isso.

 

e) A IRA – Efésios 4:27 – A pessoa que anda sempre irada, rancorosa, mal-humorada é uma companhia muito agradável para os demônios.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário